Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

sábado, 12 de maio de 2007

Você se lembra?


Revista SKT - Ed. 17

Lendo a Revista SKT (ed. 17), deparei-me com uma matéria chamada: "Você se lembra?". Minha primeira impressão era de já ter visto esse tipo de chamada em algum lugar, foi então que percebi o nome do autor: Giancarlo Machado, do blog/site Skate é cultura.

São duas matérias, com curiosidades a respeito de propagandas que foram veiculadas em revistas com alcance nacional.


Abaixo, repasso a primeira matéria que trás uma curiosidade particular, trata-se dos diversos estilos que os skatistas assumem em determinados momentos de suas vidas.

Pergunte a você mesmo: "seu estilo sempre foi o mesmo?" A resposta faz parte da evolução do homem e da interação com o meio em que ele está inserido.


"Você se Lembra? Propaganda Drop Shoes

Ao longo da carreira, os skatistas costumam transitar por diversos estilos. Estilo pode ser definido, de acordo com a visão de Feixa (1998, p. 97-98), como “a manifestação simbólica das culturas juvenis, expressadas em um conjunto mais ou menos coerente de elementos materiais e imateriais, que os jovens consideram representativos de sua identidade como grupo”. Sendo assim, tanto as roupas, como os materiais, a linguagem, os acessórios, os códigos comuns, são elementos representativos da identidade de um jovem skatista.


Os skatistas vivem uma espécie de metamorfose social, onde em cada época, eles aderem a uma identidade especifica, que condiciona o seu modo de pensar, agir, vestir, e relacionar com o skate. Por exemplo, o Ali Boulala, skatista insano e que está hospitalizado ultimamente devido ao acidente de moto que sofreu: nos vídeos e revistas atualmente só o vemos com calças e roupas extremamente coladas, no estilo bem skatepunk. Mas será que ele sempre foi assim? Basta voltar no tempo e ver que ele nem sempre adotou este estilo. Em sua parte na 411VM #36, podemos ver Boulala de cabelo mais curto e com calças largas. Da mesma forma o Biano, que na década de 90 também usava roupas e um estilo bem diferente do que é hoje. Esse é um processo comum a todos skatistas, ou seja, este constante trânsito entre estilos.

Neste contexto podemos citar Adelmo Juninho. Nesta propaganda da marca de tênis Drop Shoes, podemos vê-lo mandando um nollie f/s tailslide em um alto corrimão. Afinal, você que leu a última revista SKT, edição 16, deve estar estranhando alguma coisa. Na capa da revista SKT podemos ver o rasta skater Adelmo Juninho com seus enormes dreads, mandando um tranqüilo ollie shift numa linda paisagem. Mas e este Juninho com cabelo curto aí da propaganda? Pois é, esta propaganda é de sete anos atrás, quando o Juninho ainda nem tinha dreads, e nem se vestia no estilo rasta como hoje. Ou seja, como falei no primeiro parágrafo, o Juninho também é um exemplo de skatista que mudou de estilo ao longo da carreira. E foi uma mudança marcante, pois atualmente, ele é referência mundial de quando se trata da filosofia rasta no meio do skate. Aproveitando toda essa discussão envolvendo também o rasta, não deixe de conferir a atual edição da revista SKT, que traz uma brilhante matéria sobre esta filosofia, além de fotos do próprio Adelmo Juninho.

Adelmo Junior - big ollie - Propaganda da marca gringa IPATH

Já a marca que patrocinava “Juninho” na época desta propaganda, a Drop Shoes, começou a fabricar tênis para skate desde o fim da última década, mostrando boa qualidade nos produtos, além de uma equipe formada por grandes nomes do cenário nacional. Nomes de peso já passaram pela marca, como Dênis Buiú, Gabriel Sândalo, Homero Moreschi, Rodrigo Lima, Jair Neto, Denis Silva, Igor Smith, Nilton “Urina”, Marcelo Kosake e Ricardo “Pingüim”. Estes três últimos tiveram model de tênis assinado pela Drop Shoes. A marca continua na ativa, produzindo tênis de qualidade, e inovando o conceito quanto à estética dos mesmos.

Já Adelmo “Juninho”, mora nos E.U.A atualmente, onde conta com patrocínios das seguintes marcas: Organika, Ipath, LRG, Autobahn, Venture, Banned, Lucky, Diamond, e Rodas Viva. Só para ressaltar, ele faz parte do famoso Aracaju Crew, que é composta por outras personalidades, como Fabrízio “Cara-de-sapo” e Lúcio “Mosquito”.

Viram como é bom relembrar uma propaganda? Através dela podemos estabelecer uma ligação e uma comparação entre o passado e o presente, além de notar as diversas mudanças que o mundo skatista passou ao longo do tempo.

Mas e aí, você se lembra desta propaganda?
"

Fonte: Giancarlo Machado. Revista SKT. Edição 17. Maio/Junho de 2007. Seção "Você se Lembra?".

Acessem: www.skatecultura.com

Por: Fernando Faisca