Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Entrevista: Marcos Bollmann


Marcos Bollmann é natural de Canoinhas, Santa Catarina, mas mora no estado do Paranámais de 35 anos. Um grande incentivador do skate, pai do Caio Bollmann atleta amador e de Erick Bollmann fotógrafo de skate, além de exercer o cargo de Diretor de Comunicação da CBSK (Confederação Brasileira de Skate), idealizador do Skategeral e CampeonatosdeSkate, também o responsável pelas atualizações e notícias do skate no site da Maha.

Um grande incentivador do blog/site SkateemFoco e por isso, é um orgulho repassar aos nossos internautas a entrevista feita por Philipe Gordo.



(Philipe Gordo) – Quanto tempo de Skate Marcos?

(Marcos Bollmann) - Nos anos 75 a 77 montamos uma equipe de skate, meu irmão mais novo Aron, o Edi que na época já fazia um freestyle muito bom, o Renato, Setim e o Paulinho. Mais para diversão mesmo e minha função era levar os moleques para as ladeiras, onde procurávamos nos divertir muito. Não existiam pistas e toda essa facilidade que a geração de agora têm. Para se montar um skate (todo gringo), você gastava em torno de 300 dólares. Era muito caro para quem só ganhava mesadas. Tentamos fabricar shapes de fibra de vidro, moldados em uma forma de gesso. Depois veio o trabalho e me desliguei por um bom tempo do skate.

(Philipe Gordo) - Quem são seus filhos, como é a sua relação com eles e seu apoio como pai?

(Marcos Bollmann) - Meus filhos são o Caio, hoje com 19 anos e o Erick com 22 anos. Procuramos nos relacionar da melhor forma possível, respeitando sempre as idéias, o espaço de cada um. Tento apoiá-los da melhor maneira possível. O Caio no skate, se destacando mais ultimamente com o Carne Nova na Revista Tribo 3D, com uma foto tirada pelo irmão. O Erick ainda é novato nas fotos, tem muito que aprender, mas já teve uma grande conquista, quando em outubro do ano passado ganhou o Concurso de Fotos da Oakley/Tribo. Recentemente teve sua primeira foto publicada na 100%, com um anúncio da QIX. Tenho a certeza que é só o começo.

(Philipe Gordo) - Como surgiu a idéia de fazer o SkateGeral e o CampeonatosdeSkate

(Marcos Bollmann) - Meus filhos resolveram andar de skate, isso no ano de 1999. Começamos a freqüentar a Drop Dead Skate Park e logo fizemos muitas amizades. E com três skatistas fizemos uma forte amizade: Rodrigo Lima, Bruno e Danilo Cerezini. Saíamos sempre pelas pistas em Curitiba e nas cidades vizinhas, viajávamos para campeonatos e para rios e cachoeiras na Serra da Graciosa. Isso era tudo registrado e aí surgiu a idéia de fazer o Skategeral. Uma forma de todos acessarem as fotos de nossas sessions e viagens. Depois veio o Fotolog Skategeral, por uma indicação do triatleta Pauê, onde a idéia é divulgar o skate de skatistas de todo Brasil e outros países. Recentemente lancei o site sobre Campeonatos de Skate. Uma forma de disponibilizar informação rápida e completa para todos.

(Philipe Gordo) - Sabemos que é difícil conciliar o trabalho com o skate, de que forma você faz isso?

(Marcos Bollmann) - Trabalho como Gerente Comercial em uma indústria de máquinas e faço todo o trabalho com skate nas minhas horas livres. Além do trabalho nos meus sites, faço todas as atualizações de news nos sites da Maha e Cisco, e redireciono matérias para vários sites de skate e esportes radicais.



(Philipe Gordo) - Você está ocupando um cargo na Confederação Brasileira de Skate CBSk, comente um pouco sobre esse cargo:

(Marcos Bollmann) - Fui convidado pelo Marcelo Santos para o cargo de Diretor de Comunicação da CBSk. Fiquei muito honrado com esta indicação e a equipe tem muito trabalho para os próximos quatro anos.

(Philipe Gordo) - Tendo a oportunidade de ir para muitos campeonatos junto com seus filhos, qual o que mais lhe marcou?

(Marcos Bollmann) - Sem dúvida nossa melhor viagem foi para uma das Etapas do Campeonato Profissional de Street na QIX, no ano de 2002 em Novo Hamburgo/RS. Foram nove dias conhecendo skatistas, pistas e pessoas ligadas ao carrinho.

(Philipe Gordo) - Deixe uma dica de vídeo para os internautas do SkateemFoco:

(Marcos Bollamnn) - Gostei muito da edição brasileira do 411VM, mais o “The Reality of Bob Burnquist” é o vídeo que deveria ser mostrado nas escolas, nos campeonatos e cada skatista deveria ter uma cópia. Lições de humildade, determinação, competência e principalmente amizade você encontra neste vídeo.

(Philipe Gordo) - Definição de skate para você?

(Marcos Bollmann) - Skate é a melhor forma de se fazer amizades verdadeiras. Quem como eu é apaixonado pelo skate, sabe o que isso significa.

(Philipe Gordo) - Quem é Marcos Bollmann?

(Marcos Bollmann) - Uma pessoa de bem com a vida. Com humildade você conquista seus sonhos, seguindo sempre por caminhos verdadeiros e iluminados.



(Philipe Gordo) - Agradecimentos:

(Marcos Bollmann) - Sinceramente não tenho como relacionar os nomes de todos os amigos que considero e das pessoas que de certa forma me ajudaram até aqui. Cada uma dessas pessoas sabe da consideração que tenho por cada uma delas. Meus filhos seriam os primeiros desta lista, que daria muitas páginas com nomes de pessoas tão especiais. Agradeço de coração a todos. Agradeço a Deus.

Acessem também:

Fotolog do Caio Bollmann
Fotolog do Erick Bollmann
Fotolog SkateGeral
Campeonatos de Skate

Por: Fernando Faisca