Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Fotógrafo Thyago Rodrigues


Segue abaixo uma entrevista feita por Giancarlo Machado, do site Skate é Cultura com o fotógrafo Mineiro Thiago Rodrigues:

"Será que todo mineiro come quieto? Reza a lenda que sim. Tal prova disso é o fotográfo mineiro, da cidade de Ipatinga, o Thyago Rodrigues. O cara começou a fotografar na era das máquinas digitais, mas com uma simples Benq de 3.1 megapixels. Com o passar do tempo, essa simples brincadeira de tirar fotos tornou-se séria, e hoje em dia, o cara é um profissional de respeito. Tanto é que colabora com várias revistas a nível nacional. Confira um pouco de sua trajetória e um pouco de seu trabalho".

Siglas = SC: Skate é Cultura. TR: Thyago Rodrigues


SC: Porque tirar fotos de skate?

TR: Uma paixão! Comecei vendo as revistas e tive a ideia de juntar skate com fotografia, de lá pra ca eu viciei nisso!

SC: Já pretendeu largar este vício em algum momento? Como anda o mercado para fotográfos de skate?

TR: Tenho que confessar que ja bateu a vontade de jogar tudo pro alto. É uma paixão que você tem que empenhar pra poder alcançar reconhecimento. O mercado de skate esta ficando legal, ainda é um pouco centralizado em alguns estados somente. Isso tem que mudar, porque tem fotografos e skatistas bons em várias partes do Brasil.

SC: Atualmente, quais são seu trabalhos ligados ao skate?

TR: Atualmente estou fotografando pra SKT, também sou colaborador no qix.com.br e freeday.com.br. Deve rolar algumas colaborações pra Tribo na proxima edições. Tem também o site em formato de blog, o SkateMG que eu administro com notícias só do skate de Minas Gerais. Em breve vai rolar o Zine Skateando, uma revista em quero mostrar pro resto do Brasil, o skate de MG.

SC: Por falar em Minas Gerais, como anda a cena do skate por aí? Quem são os skatistas que se destacam atualmente?

TR: Cara, Skate em Minas tá ganhando o espaço que merece. Muitos skatistas de nível, muitos mesmos. Aqui sempre teve skate de nível, mas esse ano as coisas estão fluindo, o skate daqui esta sendo reconhecido por todos. E ainda tem muita coisa pra rolar. E quero fazer parte disso. Jarbas, Chupanzinho, Frank, Catatau, Cascão, Breno, Felipe "Topeira", Bill, Vitória, Glauber, Jossinei, Bernardo...Nossa! Tem muitos outros nomes. Skate aqui ta a ponto de explodir! Nível muito alto!

SC: E como anda a mídia local?

TR: Puxa, falta mídia impressa! Gente afim de montar uma equipe legal e fazer o trabalho junto, em prol do skate mineiro. Tenho tentado fazer minha parte com meu trabalho na mídia, tem sido legal. A galera esta animada, muitas fotos cabreiras e vão poder serem vistas na SKT. Tem a galera que filma também, muita gente fazendo um trabalho legal, vários videos na TV. Como eu disse, o skate aqui ta a todo vapor, só falta as empresas acordarem pra isso.

Paulinho - flip


SC: Realmente. Como o site Skate é Cultura também é mineiro, conheço bem esta realidade. Mas então, já bateu algum skate em sua cara no momento de tirar foto? (Risos)

TR:
Hahaha! Sempre acontece! Ja levei várias pancadas. Na canela sempre rola umas sinistras. Uma vez estava fotografando o André, deitei no chão pra fazer uma foto dele com lente pegando o skate por baixo, era um bs noseslide em uma mureta bem alta, dai o skate espirrou e veio direto na cabeça. Fiquei tonto e quando coloquei a mão ja percebi o sangue. Hahaha. Faz parte!

SC: Você acha que a fotografia contribui para evidenciar o lado artístico do skate?

TR:
Claro! Fotografar skate é uma arte. Você conseguir unir o cenário com o skatista e fazer disso uma foto que chame atenção pra um momento, ou detalhes que passam despercebidos, é arte! Skate é um espote diferente, único, tento sempre unir a arte e o skate nas minhas fotos, fazer as pessoas verem o "moment" com outro olhar, ou seja, o lado artístico.

SC: Pense rápido: Se eu te desse um presente agora, você escolheria uma máquina nova ou um skate novo?

TR:
Uma máquina. Vendia a minha e comprava um skate novo!

SC: Com base nisso, posso afirmar que você é um fotográfo-skatista? E não um skatista-fotográfo?

TR:
50% pra cada. Dá empate!

SC: O que você acha que falta para a mídia skatista hoje em dia no Brasil?

TR:
Olhar pra outros estados!

SC: Com o advento das máquinas digitais, virou moda entre os skatistas as levarem para a sessão. Porém, em muitos casos, o fato de uma pessoa ter câmera digital não quer dizer que ela está apta a tirar fotografias de skate. O que você acha desse fato, que é a massificação das máquinas digitais? É bom ou ruim?

TR:
É bom a galera poder registrar as sessões, colacar as fotos em fotolog, orkut, etc... Não tenho visto como problema isso, porque a fotografia profissional é algo bem complexo, tem que se dedicar, estudar, ler bastante artigos, etc...

Breno - s/s b/s tailslide


SC: Skate é Cultura?

TR:
Muita Cultura!

SC: Deixe seu recado, agradecimento, declaração de amor... Diga lá pra finalizar.

TR:
Ta, vai uma frase pra encerrar: que homem é homem que não faz o mundo melhor.

Conheça mais sobre Thyago Rodrigues em:

www.thyagorodrigues.rg3.net
www.myspace.com/thyagorodrigues

Não deixem de acessar o site Skate é Cultura, de Giancarlo Machado

Quer ganhar um shape? Click aqui... e saiba como.

Por: Fernando Faisca