Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

sábado, 1 de setembro de 2007

Pista pública de street em Tubarão?


Repasso aos leitores do SkateemFoco, a matéria que foi publicada no Jornal OEsporte, em mídia impressa e on-line, escrita por Eduardo Daniel, sobre a visita do profissional Ricardo Pinguim, em Tubarão/SC.

Ricardo Pinguim cita também que seria possível e viável, criar uma pista de street ao lado da pista pública de Tubarão, em parceria da Prefeitura Municipal e da Associação Tubaronense de SkateBoard.

Ricardo Pinguim também se disponibizou, em conversa com o Eduardo da Virtual, de comparecer em alguma audiência com a prefeitura e ajudar no que for possível para colocar esse projeto para frente.

Matéria no site do Jornal OEsporte


"Imprevistos de última hora impediram que Pingüim, um dos maiores skatistas do Brasil estivesse em Tubarão no final de semana retrasado no 1º Desafio Virtual de Skate. A decepção dos skatistas que queriam ver de perto a fera que nasceu em São Paulo e há três anos mora em Florianópolis, ficou evidente. Por isso Pingüim teve a preocupação de vir a Tubarão e fez questão de visitar os pontos aonde se pratica o seu esporte na Cidade Azul. Pingüim, ao lado de Eduardo Esmeraldino Rigotti, proprietário da Virtual Surf and Skate e de Fernando Faisca Rosa, presidente da Associação Tubaronense de Skateboard, garantiu:

- De hoje em diante eu serei parceiro da cidade de Tubarão. No que eu puder ajudar o skate de Tubarão eu vou ajudar – discursou Pingüim no escritório da Virtual, quarta-feira.

Ricardo Chaves, o Pingüim, tem 31 anos, é skatista profissional há 15, e ocupa hoje a oitava colocação do circuito brasileiro. Este ano Pingüim está fora do mundial, mas já rodou pelos quatro cantos do mundo com seu skate.

Em Tubarão, depois de almoçar em um shopping center da cidade, Pingüim , antes do encontro com Eduardo na Virtual, conheceu a pista da Praça 7 de Setembro, em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Gostou do que viu e deu idéias:

- A pista é antiga? É, mas a gente vê que o pessoal gosta de andar nela. Tubarão poderia aproveitar essa pista como memória do skate – têm moleque ali que o pai andou – e criar novos espaços para o skate estilo street.

Para conseguir realizar esses projetos, Pingüim vai além do aproveitamento da Praça 7 e do uso dos aparelhos por entre as árvores. Vai mais longe e se ampara na lei para indicar os caminhos:

- Existe a Lei do Incentivo ao Esporte e a Cultura, que diz que 10% do ICMS podem ser destinados para patrocinar um atleta, realizar um evento ou construir uma pista. É só você chegar ao prefeito e dizer que 10% do que você paga não vai mais pra Brasília, não vai mais jogar fora, vai aplicar na sua cidade, no esporte.

Eduardo, que se interessou pelo lembrete de Pingüim e prometeu se interar dos detalhes para colocar em prática o sonho de criar em Tubarão locais públicos para o skate, perguntou quanto custaria uma pista básica para o street. Pingüim respondeu e mandou um recado direto e reto:

- Você quer saber o custo pra gente ou para o governo fazer? É sem roubo ou superfaturada? Sem roubo sai uns R$ 50 mil
".


Não podemos afirmar que será realizado a construção de uma área de street ao lado da pista pública, mas de uma coisa podemos ter certeza: a "semente" esta sendo plantada, e vamos trabalhar para colher os frutos, melhorando e incentivando sempre o skate de Tubarão/SC.

Click aqui e acesse o Jornal OEsporte on-line

Quer fazer parte da Associação Tubaronense de SkateBoard? Entre em contato pelo fone (48) 8821.9272, ou e-mail skateemfoco@gmail.com

Por: Fernando Faisca