Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Preservando as raízes do skate


Tiago Pavan - Auto-retrato

Uma campanha mundial, iniciada pela Consolidate Skateboards, vem a cada dia juntando mais adeptos do skate no mundo todo. Todo esse movimento tem um grande motivo fundamental, que é preservar a alma do esporte.

O skate hoje vive uma fase boa, temos espaço na mídia, boas revistas, websites, vídeos e etc. Isso ocorre devido ao comprometimento do atleta com o “carrinho”, algo presente desde os primórdios do esporte.

Geralmente, quem trabalha com skate, desde quem organiza os campeonatos, donos de loja e de marcas, fotógrafos, editores de revistas, até os estilistas das marcas e etc, são skatistas e estão envolvidos com o esporte administrando tudo desde suas bases. Isto cria uma cena impar, de grande identidade e amor pelo aspecto de ser skatista, algo que nos move desde os tempos mais difíceis para o esporte, como a década de 80, quando o skate quase acabou; até tempos como hoje, em que estamos em uma condição já dita como favorável.

O problema é que agora grandes empresas de esporte que sempre estiveram envolvidas no basquete, futebol, golf e etc, querem se infiltrar no mercado do skate investindo dinheiro aqui e ali, fazendo anúncios em revistas e contratando profissionais. Mas onde estavam essas mesmas empresas, há 20 anos atrás, quando skatistas lutavam para discriminalizar seu esporte? Essas empresas nunca se envolveram em campeonatos, em patrocínio de atletas, nunca ajudaram pressionando autoridades para sair uma pista publica na sua cidade e etc.

Osiris entra na luta com o modelo "Drunks"

Agora, que estamos sendo aceitos mais amplamente como atletas, as grandes empresas de esporte tentam pular de carona no nosso meio, se passando por heróis e tentando tomar conta do mercado.

Nós como skatistas não devemos permitir que essas empresas entrem na cena, deixando de consumir seus produtos, se recusando a participar de eventos patrocinados por eles, enfim, deixando de se envolver com qualquer coisa que misture skate e grandes marcas de esporte.

É hora de mostrar mais uma vez quem somos, no que acreditamos e mandar um grande recado para essas grandes empresas, pois não vamos nos vender, e nem comprar material de skate para pagar salário de jogadores de futebol e basquete.


Consiga mais informação, baixe moldes para stencils, estampas para camisetas, e saiba mais sobre quem está envolvido em preservar a alma do skate em http://www.dontdoitarmy.com/.

Texto: Tiago Pavan

Se quiser conhecer uma pouco mais dos trabalhos do Tiago Pavan, acesse o seu flickr no link: www.flickr.com/photos/tiagopavan

Obs.: Os textos que serão publicados nesta sessão, nem sempre expressam a opinião do SkateemFoco.com, mas acreditamos que o espaço deve ser aberto a todos. Para quem tiver críticas e opiniões contrárias, use o espaço para os comentários.

Quem quiser ter seu texto publicado? Seja um colaborador enviando para o e-mail ((skateemfoco@gmail.com).

Por: Fernando Faisca