Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Entrevista: Sérgio Dagostin


Olá internautas e leitores do SkateemFoco! Estivemos alguns dias ausentes, tentando recarregar as energias para continuar a luta em 2008.

Nesses dias de ausência, recebi o e-mail do Sérgio Dagostin, skatista da cidade de Turvo/SC, que receberá o kit SkateemFoco.

Sérgio através do e-mail contou um pouco sobre a sua luta para divulgar o esporte em sua cidade.

E como desde o início do blog, nossa intenção foi sempre divulgar o skate e seus praticantes, por essa razão repasso um pequena entrevista, enviada pelo próprio Sérgio, que representa um enorme contingente de amantes do esporte, que vivem em cidades distantes das capitais, mas que lutam para conseguir parceiros para as sessões de skate, locais para andar e o incentivo das autoridades locais.

Entrevista com Sérgio Dagostin:

SkateemFoco: Como é sua relação com o skate em Turvo?

Sérgio Dagostin: Eu sou o único skatista da cidade, por isso sempre ando sozinho. As pessoas sempre me respeitam, mas o conceito errado de que skate é apenas brincadeira de criança ainda é presente nas pessoas. Eu amo andar de skate, não penso nele como um esporte, é meu estilo. Meu jeito de andar, de vestir, de pensar, o skate mudou a minha vida e tenho plena certeza que para melhor. É só conhecer o skate ou outros esportes radicais em geral para ver a diferença com os outros esportes. Em campeonatos é amigo contra amigo, mas mesmo assim todos se ajudam.

SkateemFoco: Quais as suas manobras preferidas?

Sérgio Dagostin:
Todas bem executadas. Um ollie pulando um murão ou ollie one foot com o pé esticadão, um varialflip na base, um crooked ou até mesmo um rockslide reverse. Resumindo, todas as que dão prazer!

Sérgio Dagostin, flip - Foto: Arquivo

SkateemFoco: Quais são os skatistas em que você se inspira?

Sérgio Dagostin:
Gosto de alguns skatistas que eu conheço como o Marcelo Pelado, que me ajuda muito me incentivando, foi ele que me ensinou o flip, tudo pela internet. Gosto também do Fábio Pompeo, do Affonso Muggiati e do Pedro Barros que comecei a andar vendo ele num campeonato em Urussanga, e percebi que a evolução no skate pode ser muito rápida. Mas além destes, gosto do Wagner Ramos e Ricardo Pingüim.

SkateemFoco: Como você é o único skatista de Turvo, você possui algum patrocínio ou apoio local?

Sérgio Dagostin:
Não. Acho que muitos nem sabem o que é patrocinar ou apoiar um skatistas, na verdade nem sabem nada de skate.

SkateemFoco: Como você decidiu participar da promoção de final de ano do SkateemFoco?

Sérgio Dagostin:
Na verdade, eu não iria participar, porque nunca ganhei nada, mas quando percebi a promoção pensei: eu entro no site todos os dias, eu leio todas as matérias, então vou escrever o e-mail.

SkateemFoco: Se surpreendeu em ter sido sorteado?

Sérgio Dagostin:
Fui entrar no site depois de uma semana na praia, então fui ver se havia alguma novidade, talvez conhecesse até alguém que tivesse ganhado o sorteio. Passei os olhos rápidos no texto e observei a palavra Turvo, voltei para ver se não era alucinação e lá estava meu nome.

Sérgio Dagostin - Foto: Arquivo

SkateemFoco: Como de costume: solte o verbo!

Sérgio Dagostin:
Peço a prefeitura de Turvo/SC que com essa entrevista pensem na possibilidade de fazer uma pista de skate, ou algum pico bom aqui no Turvo.

SkateemFoco: Agradecimento, têm?

Sérgio Dagostin:
Agradeço ao site por dar esse espaço, e toda a informação que vocês dão para incentivar o skate. Agradeço também a todos que me ajudaram desde quando eu aprendi a andar, ao Pelado pela força que ele deu, além de tudo que me ensinou e a todos que de alguma forma me ajudaram.

Por: Fernando Faisca