Diversão e Educação

O sonho de todos os skatistas, mas que poucos realizam, é ter sua pista no quintal de casa. Geralmente o motivo da construção de uma pista particular é o de simplesmente poder andar e se divertir, mas há exceções. Hudson Diogenes "Cebolinha" e Houston Diego são dois irmãos que moram em Vargem Grande Paulista, interior de São Paulo. Como a cidade em que residem não oferece lugares apropriados para a prática do skate, eles se viam obrigados a viajar por duas horas até São Paulo, nos finais de semana, onde permaneciam por todo o dia, retornando somente à noite.
"Morar no interior de São Paulo tem suas vantagens e desvantagens, eu acordo de manhã, vejo o nascer do sol indo para a escola, respiro um ar puro e conheço todos os meus vizinhos. Porém se eu quiser fazer qualquer coisa diferente do que se faz por aqui tenho que ir a outra cidade. Como eu ando de skate, um esporte que quase não existe por aqui, eu não tinha aonde andar". (Hudson "Cebolinha")

Eles então resolveram tentar convencer seus pais a construirem uma pista no terreno de sua casa. Vivenciando esse contexto, onde seus filhos ficavam longe de casa, seu pai, seu Otaviano dos Santos, e sua mãe, dona Leonice Pereira, decidiram então construir a pista. Com muito esforço, já que Otaviano é motorista de ônibus, e Leonice, esteticista, foram comprando o material necessário e contrataram um pedreiro, onde sob a supervisão dos garotos foi construída a H Skate Park.

"Andava na rua, que nem minha rua era por que antes a rua da minha casa não tinha asfalto, eu ia até a rua de cima onde nós colocávamos um corrimão e um palquinho na rua e ficávamos lá o dia inteiro. Até que tivemos a idéia de construir uma pista de skate no quintal de casa, pra falar a verdade no começo era pra ser só um cimentado com um palquinho e um corrimãozinho, mas dai aumentamos o projeto e construímos uma pista mesmo, com uma 45, spine com palco corrimão e mureta, uma spine mais curta com rampa com transição e um quarter". (Hudson "Cebolinha")

Otaviano me confessou que ficava preocupado com o fato dos filhos ficarem na rua, longe de casa, não sabendo com quem se relacionavam, temendo assim serem influenciados negativamente. O motivo da construção da pista foi à educação dos seus filhos, onde os mantendo em casa poderiam educá-los, sem ter que tirar deles o prazer andar de skate.

Hoje acontece o inverso, os amigos de seus filhos é que saem de São Paulo para passar o dia, ou até mesmo os finais de semana e feriados, em Vargem Grande Paulista. Fora as sessões de skate, que ocorrem durante todo o dia, outra coisa que chama a atenção é a hospitalidade da casa. Leonice e Otaviano não medem esforços para acomodar da melhor maneira possível os amigos de seus filhos, para que literalmente se sintam em casa!

"Com a construção da pista passei a ficar mais em casa, e ao invés de ir todo final de semana para a casa de amigos ou parentes em SP, eles é que vinham pra cá. Continuo indo bastante pra São Paulo por que lá é onde acontece quase tudo no skate, campeonatos, picos para filmar e também encontrar meus amigos". (Hudson "Cebolinha")
Presenciamos essa hospitalidade nas duas oportunidades que estivemos lá para as sessões de fotos e vídeos. Os resultados desses dois dias estão aqui, para vocês verem.









Quem vive nas cidades consideradas grandes, convive com a desconfiança. No interior ainda somos recebidos à moda antiga, sentamos à mesa, além de respirarmos ar puro e ficarmos despreocupados com a violência.

Gostaria de agradecer, em nome da Sk8.com.br, a maneira com que fomos recebidos.
Acesse também:
http://www.sk8.com.br/
Blog Skatógrafo
Ps.: Os textos aqui publicados são de autoria dos responsáveis pelo SkateemFoco. Somos a favor da criação das matérias, mas quando é feita uma cópia, sempre é respeitada a fonte, então faça você o mesmo!
Por: Fernando Arata





