Blog Skate em Foco - Santa Catarina em Luto!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Voando alto


Quais são as tendências do skate? Aonde vai chegar e até quando o esporte vai permanecer ligado a sua origem, ao underground, ao proibido?

Gigantes do mundo dos esportes como a Nike, investem pesado no skate (ao menos em produtos) e criam uma discussão interminável entre skate e capitalismo.

Marcas fazem fusões, criam projetos inovadores, como por exemplo, os tênis elaborados em conjunto por duas ou mais empresas de skate, eixos com essa mesma idéia e por aí vai.

Lakai Racing

Dia a dia, o skate atinge proporções que não passavam nem sequer nos sonhos dos mais otimistas, como o Mallof Money Cup, onde os bilionários Joe e Gavin Mallof investiram a mais alta quantia em dinheiro em um só evento de skate que jamais foi visto, envolvendo mais de meio milhão de dólares.


A entrada histórica do skate no mundo da arte, concretizada por Mark Gonzales num museu na Alemanha em 1998 e agora, no Brasil a grande exposição TRANSFER em Porto Alegre, uma instalação de arquitetura skatável concebida por Pedro Mendes da Rocha, estabelecendo uma relação diferente entre skate-espaço-público, contando com nomes como Cezar "Gordo", Danilo Dandi e Marcus Cida.

Escultura da Exposição Transfer

O skate tem ganhado altitudes inimagináveis, novos espaços, adquirindo cada vez mais respeito e profissionalismo.

Definitivamente o dia em que vamos ouvir a seguinte frase de um pai "responsável" e "careta": "- Larga essa bola guri, vai andar de skate, isso sim tem futuro", não está tão longe quanto já pareceu...

Fontes:
www.maissoma.com
www.highsnobiety.com
www.cemporcentoskate.uol.com.br

Por: Deivis Vieira